Whitetopping, a nova forma de recuperar pavimentos asfálticos

Whitetopping
A nova forma de recuperar pavimentos asfálticos
Matéria do Engenheiro Civil Márcio Rocha Pitta - Coordenador do Comitê
Técnico 303 do Ibracon e Assessor Técnico da Presidência da ABCP

MÉTODOS CONSTRUTIVOS

Há três métodos distintos de construção de um whitetopping: colocação direta, precedida de umedecimento da superfície; fresagem; construção de um camada de nivelamento. O primeiro não exige qualquer preparação prévia do pavimento construído, sendo recomendada sua adoção quando as trilhas-de-roda porventura existentes no revestimento asfáltico sejam inferiores a 50mm de profundidade; as deformações superficiais, trincas e outras ocorrências semelhantes serão preenchidas pelo próprio concreto do whitetopping.
Usa-se a fresagem quando as trilhas-de-roda são de profundidade maior do que 50mm, ou se ocorrem ondulações muito acentuadas tipo "costela de vaca". A profundidade típica de fresagem vai de 25mm a 75mm. É comum o emprego combinado dessa solução com a colocação direta, o que pode, em extensões grandes de obra, "otimizar" o custo de construção.
Uma alternativa interessante, quando há restrições quanto a elevação do greide é fresar maior espessura do pavimento existente e construir um whitetopping encaixado (inlay), de forma que as restrições de cota sejam obedecidas.

Aplicar uma camada de nivelamento, geralmente uma mistura betuminosa usinada a quente com 25mm a 50mm de espessura, é uma opção nos casos em que as distorções superficiais sejam de, pelo menos, uns 50mm. Esse método de preparação antes da colocação do whitetopping é o de mais elevado custo inicial dentre os três procedimentos disponíveis, além de exigir maior diversidade de equipamentos, materiais diferentes (asfalto e concreto) e maior tempo de execução.
Comparando o custo de construção da camada de nivelamento com o da opção de fresagem, esse também resulta inferior, cerca de 1/3 do valor daquele.
Em qualquer dos processos de execução, é recomendado o arrefecimento da temperatura superficial do pavimento asfáltico existente, de modo a evitar a transmissão do calor à camada de concreto a ser colocada e, assim, impedir a evaporação rápida da água de mistura e as consequêntes fissuras da retração térmica. É usual a aspersão de água sobre o asfalto quando se verifica que está quente. Se for uma camada de nivelamento, torna-se necessária aplicar uma pintura de coloração branca sobre a nova superfície de asfalto que receberá o whitetopping, com a mesma função de aspersão de água e, adicionalmente, ajudar a refletir os raios solares, além de servir como camada de separação entre asfalto e concreto. A pintura é geralmente um produto químico capaz de formar película plástica (usada na cura do concreto) ou uma aguada de cal hidratada.
A temperatura indicadora da necessidade de uso da pintura é de 45ºC na superfície asfáltica.

Segue para procedimentos em etapas



 
Free Web Hosting