Um currículo 10 - Costa
As máquinas de buscas mais utilizadas na Web
Página Principal
Coleção de Apostilas e Tutoriais
Imperdível - somente FREEWARE
Calendário do primeiro ano do Novo Milênio.
Consulta CEP Correios - Código de Endereçamento Postal
Engenharia - Artigos publicados
Utilidades e novidades
Tratamento de erosões - Estabilização de taludes
Engenharia - Notícias
A máquina da HP com seus poderes
Todas as etapas construtivas da sua obra discutidas, ilustradas e comentadas.
Coleção de links interessantes
Visão geral
Dicas, truques e macetes da Informática em geral
Contato com o Webmaster Costa


Um Currículo Nota 10

Aquele emprego esperado não aparece?
Remodele o currículo e corra pra web. Pode ser a solução!


Como no mundo real, um currículo fraco, mal redigido, pode passar anos na internet sem que seu dono receba um único e-mail.
A diferença entre ele estar hospedado na Web e guardado no fundo da gaveta de um gerente de RH é que você provavelmente estará pagando para manter seus dados na rede. Portanto, encare o currículo como uma peça de marketing pessoal, um primeiro disparo que você não pode errar o alvo. Valem, para currículo virtual, algumas regras básicas do papel e outras que só se aplicam na internet.
São elas:

1) No topo do currículo, centralizados, devem estar nome, e-mail e endereço. Depois um breve, brevíssimo resumo das qualificações. Algo como: "Graduado em Engenharia da Computação pela USP, 30 anos, inglês fluente, solteiro. Experiência em redes, programação e sistemas baseados na tecnologia de Internet". Na sequencia vem a experiência profissional, relatada do cargo mais recente para o mais antigo, com datas e uma breve descrição da função. O item seguinte mostra a formação educacional, que deve relacionar a universidade e os cursos mais importantes. Esqueça colégios anteriores à universidade e seminários ou cursos de um dia.

2) Defina seu perfil usando palavras-chaves. Lembre-se que o currículo ficará ativo num banco de dados e a busca dos recrutadores é feita por palavras-chaves. Assim, se ele procura por um especialista em Delphi, ou em ASP, PHP ou SQL, a pesquisa nos sites indica todos os currículos em que aparecem essas palavras.

3) Jamais envie currículo atachado. Quanto menos dificuldade para a leitura, melhor.

4) Esqueça firulas visuais, como marcadores, fotos, fundos ou efeitos gráficos. Use uma fonte de letra comum, com corpo entre 10 e 14. Nunca use HTML ou programas gráficos.

5) Não coloque no currículo os números de RG, CIC ou carteira profissional. Esses documentos serão solicitados em etapas posteriores. Nunca, mas nunca mesmo, faça referência a partidos políticos ou religião. E não mencione salário. A pretenção salarial só deve aparecer no currículo se o anúncio da vaga solicitar.

6) E, por fim, atenção ao português, que deve ser impecável. Use um corretor ortográfico, leia e releia e só aperte o send com absoluta certeza de que não existem erros de digitação ou de ortografia. Caso tenha dúvida com relação a uma palavra, prefira usar seu sinônimo que correr risco.

Lembre-se que um currículo perfeito é meio caminho para um bom emprego, que pode estar a sua espera na Internet.

Boa sorte!

Artigo de Katia Militello, retirado da revista InfoExame n.º 176, pág. 144 de novembro de 2000.




Free Web Hosting